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Aprenda a criar um Quiz de sucesso

Por: Bianca Chaves
9 de novembro de 2023
Em: Blog
como criar um quiz

Nos dias de hoje, em um cenário digital cada vez mais saturado e um mundo inundado de informações e distrações, saber como criar um quiz eficaz é uma habilidade fundamental para se destacar e manter a atenção do seu público-alvo. Atualmente há uma crescente demanda por métodos interativos, que não apenas cativem, mas também eduquem e inspirem. E usar quizzes para alcançar esses objetivos, se tornou uma vantagem competitiva em todos os tipos de negócio.

Criar um quiz que cumpra com seus propósitos vai muito além de simplesmente elaborar algumas perguntas! É necessário planejamento, dedicação e atenção aos detalhes. Ao longo deste post, exploraremos estratégias práticas e sólidas para criar um quiz de qualidade, com perguntas perspicazes, personalizado e que transforme um simples questionário em uma poderosa ferramenta.

Como criar um quiz eficaz

A criação de um quiz eficaz deve ser feito cuidadosamente, visando sempre resultados satisfatórios. Aprenda agora como criar um quiz que cumprirá seu intuito com eficácia.

Primeiramente, escolha uma ferramenta de criação de quizzes confiável, que te ajudará a executar os demais passos com excelência. Sugerimos a Quiz Class, que é uma empresa brasileira, com diversos recursos de multimídia, vários tipos de questões e flexível para personalização e integração.

Em segundo lugar tenha objetivos claros! Ter metas definidas orientará todo processo de criação e sua mensagem será recebida corretamente e adequadamente pelos respondentes. Em terceiro lugar, conheça seu público-alvo e considere o nível de conhecimento, interesses e preferências dele, adaptando assim o quiz de acordo.

Em seguida, elabore perguntas relevantes, claras e concisas! Dessa forma os participantes terão menos dificuldade em compreender. Utilize vários formatos de questões, como múltipla escolha, verdadeiro ou falso, questões abertas, etc, pois deixarão seu quiz menos entediante e mais interessante. Incorpore multimídia no seu quiz, como imagens, gráficos ou vídeos.

Sempre teste e ajuste seu quiz antes de lançá-lo publicamente. Pois dessa forma você vai conseguir identificar problemas e corrigi-los. Finalmente, forneça feedback imediato sobre o desempenho e promova o quiz, divulgando-o em diferentes plataformas e redes sociais, incentivando sempre o compartilhamento.

Essas dicas abrangem os principais aspectos da criação de um quiz de qualidade, desde o planejamento até a implementação e promoção. Lembre-se de que a eficácia de um quiz, está quase sempre ligada à qualidade de suas perguntas e à relevância delas para o público-alvo.

Passo a passo de como criar um quiz no Quiz Class

1º Crie sua conta grátis: Ao criar sua conta, você terá 14 dias grátis do plano Pró para testar.

2º Clique em Criar Quiz: Você pode escolher criar do zero, criar com a ajuda do ChatGPT ou usar um dos Templates disponíveis como modelo.

3º Escolha um tipo de quiz: Caso você queira criar do zero, terá cinco diferentes tipos: Avaliação, Personalidade, Pontuação, Pesquisa, e Fluxo (veja mais detalhes na próxima sessão).

4º Crie suas configurações iniciais: Agora você poderá colocar um nome no seu quiz, definir quais dados deseja obter dos seus respondentes e quando ele deverá preencher o formulário com esses dados, se no inicio ou no final do questionário.

Personalize sua tela de apresentação: Aqui você pode personalizar seu quiz, colocando a cor que você desejar ou as que fazem parte da identidade visual de sua marca. Pode editar também o conteúdo que vai aparecer na primeira tela do seu quiz, com indicações por exemplo.

6º Crie suas questões e os possíveis resultados: Na Quiz Class você vai encontrar vários tipos de formatos de questões.

7º Configuração Final: Chegou a hora de você definir se haverá tempo para responder as questões, limite de respostas por e-mail, mostrar se acertou a questão ou não, entre outras configurações importantes.

8º Integrações: A Quiz Class é integrada com várias ferramentas de automação de marketing e de análises de dados, como por exemplo, RD Station, Google Analitycs, Facebook Pixel, entre outras.

9º Veja opções de Compartilhamento: Você pode personalizar o link de compartilhamento (alterar o domínio, à partir do plano Pró), pode adicionar uma metadescrição e compartilhar nas suas redes sociais.

10º Publicar: Para que seu quiz comece a funcionar você tem que publicá-lo! Mas antes, você deve visualizar seu quiz e verificar se está de acordo!

Tipos de quizzes no Quiz Class

Avaliação: é quando existem uma ou mais respostas certas ou erradas, como nas avaliações escolares por exemplo.
Personalidade: é quando o resultado é baseado nas respostas relacionadas, como nos quizzes de dieta ideal, por exemplo.
Pontuação: neste tipo não existem respostas certas ou erradas, os resultados são apresentados de acordo uma pontuação acumulada. Como em testes de QI, por exemplo.
Pesquisa: Aqui o objetivo principal é colher informações do seu respondente. Como por exemplo em pesquisas de satisfação.
Fluxo: Nesse tipo, as perguntas podem variar dependendo das respostas dadas anteriormente.

Conclusão

Concluímos então que, introduzir quizzes nas suas estratégias é uma decisão inteligente! Independente da escala, tipo ou tamanho do empreendimento, os quizzes oferecem diversos benefícios. A habilidade que eles têm de educar, informar, entreter, coletar dados, conduzir pesquisas de mercado e aumentar a visibilidade de marca é incomparável!

Além disso, utilizando as dicas mencionadas, você irá garantir que seus quizzes sejam relevantes, desafiadores e profissionais. Utilize essa ferramenta de maneira estratégica e criativa, e você vai transformar seus objetivos em resultados reais! No entanto, a excelência reside na execução, crie agora mesmo seu primeiro quiz e conquiste seu público!

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